Por que a Magnetoterapia é tão eficaz no tratamento de diversos problemas de saúde?


A Magnetoterapia regenera as células lesionadas melhorando a cinética enzimática e repolariza as membranas celulares; além disso produz uma ação anti-stress e promove uma aceleração de todos os fenômenos reparadores com nítida ação bio-regenerante, anti-inflamatória, antiedematosa, antálgica, sem efeitos colaterais.
A palavra significa a aplicação para fins terapêuticos de um campo predominantemente magnético originado a partir de frequências altas e baixas.

  Magnetoterapia é uma forma de fisioterapia que utiliza a energia electromagnética e é uma cura eficaz, segura e não invasiva. Os campos magnéticos interagem com as células promovendo a recuperação das condições fisiológicas de equilíbrio. É indicada nos casos em que é necessário estimular a regeneração dos tecidos após eventos lesivos de natureza diferente.
Os campos eletromagnéticos gerados promovem resultados seguros sem o recurso a nenhum medicamento.

Os benefícios da Magnetoterapia: 

Alivia a dor: atua como um analgésico potente
Acelera os processos de cura
Estimula as trocas celulares
Melhora a oxigenação e a nutrição dos tecidos 
Reduz as inflamações 
Estimula a reabsorção dos edemas e melhora o fluxo capilar 
Regenera as células sem energia 
Atrasa o processo de diminuição da densidade óssea 
As vantagens da Magnetoterapia: 

Ajuda a atenuar as dores e as inflamações sem o uso de medicamentos 
É uma terapia não invasiva e segura 
Não provoca dor 
Tem uma ação antálgica 
Pode ser aplicada sem contra-indicações na maior parte das patologias 
Reduz em 50% os tempos de recuperação de uma fratura 

Onde atua a Magnetoterapia: 

Sistema ósseo 
Sistema muscular 
Sistema respiratório 
Sistema nervoso 
Sistema circulatório 

Os efeitos da Magnetoterapia podem ser classificados da seguinte forma: 

Ação anti-inflamatória 
Ação estimulante do sistema endócrino 
Ação antiedematosa 
Ação antálgica 
Reparação dos tecidos 
Ação anti-stress 

A Magnetoterapia pode produzir 

Um efeito curativo 
Um efeito analgésico 
Um efeito estético 

Alguns fatos históricos relativos à magnetoterapia

A alusão mais antiga ao magnete como meio de cura aparece na Atharvaveda que contém o tratado sobre a medicina e a arte de curar.

Cleópatra, mulher de lendária beleza (69-30 a.C.), diz-se que usava um magneto pequeno na fronte para preservar a sua forma excelente.

As forças magnéticas da natureza não foram objecto de investigação até princípios do século XVI, quando um alquimista e médico suíço P.A. Paracelo começou a estudar e a realçar as potencialidades curativas do magneto; considerava que qualquer parte do corpo se exposta às forças magnéticas seria melhor curada e mais rapidamente que qualquer medicina.

O Doutor Samuel Hanemann (1755-1843), o pai da homeopatia, estava plenamente convencido dos poderes dos magnetos e recomendou o seu uso terapêutico usando estas palavras: "um bastão magnético pode curar rapidamente e para sempre doenças mais graves para as quais é um tratamento adequado se colocado junto ao corpo ainda que por um tempo muito breve.”

Michael Faraday (1791-1867), que conduziu investigações fundamentais sobre a eletricidade, foi o primeiro na Europa a estudar a força do magneto, chamou à área da sua influência “campo magnético” e criou os fundamentos da biomagnética e da magnetoquímica estabelecendo que cada coisa é magnética num sentido ou noutro e ou é atraída ou repelida por um campo magnético.

Por volta de meados do século XX, o interesse pela cura magnética aumentou rapidamente em países como a Índia, a Rússia e o Japão.

Só há umas dezenas de anos é que os campos magnéticos vêm sendo utilizados com um objectivo terapêutico quer em estruturas públicas como privadas.

Magnetoterapia energizante

As ondas magnéticas libertadas por um campo magnético positivo reforçam o corpo, aceleram os processos biológicos e fornecem uma energia dinâmica às células; portanto é particularmente adequado nos casos de debilidade muscular e lacerações, fracturas dos ossos e dos ligamentos, distorções, nas terapias de reabilitação, na cicatrização dos tecidos, etc..

Magnetoterapia como analgésico e anti-inflamatório

O pólo norte ou pólo magnético negativo do magneto é relaxante, interrompe processos prejudiciais para o corpo e por isso é indicado para reduzir ou eliminar a dor e as inflamações.

Magnetoterapia como terapia específica sobre os órgãos internos

Sabe-se que cada organismo gera um campo magnético e está exposto a contínuos estados de atividade e de repouso, influenciados por estímulos externos que chegam através dos alimentos, bebidas, emoções, poluição ambiental e eletromagnetismo. Para a manutenção de um estado de saúde ótimo é necessário que este campos magnéticos estejam em equilíbrio, sobretudo porque qualquer distorção no campo magnético constante de um órgão por um período de tempo pode incidir negativamente sobre a funcionalidade do mesmo.

O primeiro campo magnético com o qual o nosso corpo deve estar em perfeito equilíbrio é o campo magnético terrestre.

A nível fisiológico a magnetoterapia atua a nível celular repolarizando as células e reequilibrando a permeabilidade da membrana celular, onde as funções da célula são melhoram após uma maior utilização de oxigênio. De fato, de se aproximarem partes do corpo da esfera de ação do campo, as linhas magnéticas de influência atravessam completamente as partes em profundidade. Deste modo os ions no interior das células são influenciados pelas ondas e a alteração do fluxo potencial eléctrico das células consequente melhora a transformação do oxigênio.
Após o aumento da vascularização, aumenta a atividade biológica.

Eficácia da magnetoterapia

A Magnetoterapia é eficaz porque os campos magnéticos de baixa frequência interagem com as células, promovendo a recuperação das condições fisiológicas de equilíbrio.

Atuam ao nível das membranas celulares tornando-as mais receptivas. Isto conduz a restaurar o correto potencial de membrana que é fundamental para assegurar o aporte de nutrientes no interior da célula.

A nível de órgãos e estruturas anatômicas estes efeitos traduzem-se em analgesia, redução da inflamação, estímulo para a reabsorção dos edemas.

Além disso os campos magnéticos de baixa frequência têm um efeito especial de estimulação da migração dos ions Cálcio no interior dos tecidos ósseos, conseguindo promover a consolidação da massa óssea e promover a reparação das fraturas.

Com a magnetoterapia conseguem-se resultados incríveis sobre:

- problemas de tipo inflamatório (artroses, neurites, flebites, distensões musculares, etc.);
- doenças reumáticas, nas patologias articulares como artroses, tendinites, epicondilites, bursite, periartrite, cervicalgias, lombalgias, mialgias, tratamento das fracturas durante ou após a aplicação de gesso;
- problemas articulares e traumas recentes;
- tratamento de úlceras de qualquer tipo: traumáticas, de decúbito, de queimaduras, venosas, refractárias a outras terapias;
- em todas as patologias em que é necessária uma maior micro vascularização e regeneração dos tecidos, como no caso de auto-transplantes, consolidação de calos ósseos, etc.;
- cicatrização;
- infecções;
- osteoporose.

Sabemos que os biopolímeros e as membranas celulares são na prática baterias minúsculas das quais foi possível medir a tensão de alimentação. Mais precisamente, nas células nervosas saudáveis, mede-se entre o núcleo interno e a membrana externa uma diferença de potencial de 90 milivolt, nas outras células esta tensão roda em torno dos 70 milivolt. Quando estas baterias minúsculas presentes no nosso corpo ficam descarregadas, o organismo ressente as consequências sob a forma de dores na coluna, nos ossos, nas articulações, processos inflamatórios, feridas que não curam. Quando estas células ficam doentes, por uma infecção ou um trauma, ou por qualquer outra causa, perdem a sua reserva de energia, isto é descarregam-se, assim uma célula que saudável deveria ter uma tensão de 70 mllivolt, doente mede apenas 50-55. Se esta tensão descer abaixo dos 30 milivolt dá-se a necrose, isto é a morte da célula. O objectivo da magnetoterapia é recarregar e regenerar as células sem força vital.

Para explicar como atua na prática a magnetoterapia, podemos analisar como exemplo uma das patologias mais comuns, a osteoporose. Trata-se de uma doença caracterizada pela progressiva redução da densidade dos ossos (que se tornam mais porosos) e pelo enfraquecimento dos ossos abaixo do limite necessário para o desenvolvimento da função de suporte exercida por eles.

Estima-se que esta doença afete 25-40% das mulheres com mais de 50 anos e 70% das mulheres após os 70 anos. No entanto está em aumento progressivo.

Está cientificamente demonstrado como a utilização da Magnetoterapia atrasa o processo de diminuição da densidade óssea. Reativando além disso as células destinadas à absorção do cálcio, esta terapia bloqueia o processo degenerativo e aumenta os efeitos de eventuais curas à base de integradores de cálcio.

Para mais informações, consultas whatsapp (61) 98245-9238

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Magnetoterapia - Os ímãs no combate à dor